As matérias em torno da proteção ou bem-estar animal são uma preocupação na agenda da CDU (PCP-PEV), quer através da articulação com os municípios, quer através das associações da área, quer através da apresentação de diversas iniciativas nas assembleias de freguesia, nas assembleias municipais.
Entre as diversas preocupações encontram-se a campanha da esterilização em todo o país pois exige-se um novo paradigma de controlo de população animal e termina-se com a prática das últimas décadas em que os Canis/Gatis se tornam em depósitos de animais.
Para que as campanhas de esterilização e de adoção decorram da melhor forma várias foram as propostas apresentadas pelos partidos que compõe a CDU quer na Assembleia da República quer no âmbito do Orçamento do Estado que precisam de ser colocadas em prática e por vezes até reforçadas.
Neste sentido, a CDU reuniu na Câmara Municipal de Santo Tirso com o vereador Tiago Araújo, responsável pela Proteção da Vida Animal, e o veterinário do Canil/Gatil Hélder Tulha para colocar algumas questões sobre o bem-estar animal no município.
Houve uma evolução na proteção animal no município de Santo Tirso, porém, existem algumas questões que precisam de ser aprimoradas como a sensibilização da população para a questão da esterilização de cães e gatos, para que se possa atingir o controlo da população animal.
No entanto, apesar dos números apresentados de adopção e de esterilização anual, o canil/gatil encontra-se sobrelotado e o município está a trabalhar num projeto de ampliação do espaço para responder a outras necessidades, como por exemplo, um espaço para as matilhas de cães.
As políticas de bem-estar animal precisam de um maior investimento por parte do Governo, para as diversas campanhas e requalificação dos Centros de Recolha Oficial de Animais. É sobretudo urgente que as políticas de proteção animal sejam comuns em todo o território para que a proteção dos animais de companhia sejam realmente eficazes.
A comitiva da CDU foi composta pelo eleito da Assembleia Municipal de Santo Tirso João Ferreira, Maria Augusta Carvalho, José Alberto Ribeiro, membros do PCP, e pelas dirigentes do Partido Ecologista Os Verdes Mariana Silva e Ana Cabeleira.