No passado dia 06 de janeiro, o Partido Ecologista Os Verdes, foi recebido, em audiência, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação das principais conclusões da 16.ª Convenção e da composição da nova direção do Partido. Estiveram presentes na reunião três membros da Comissão Executiva Nacional do PEV: Mariana Silva, Joana Silva e João Silva.
Além das principais conclusões sobre a realização da XVI Convenção do PEV, Os Verdes expuseram ao Presidente da República as suas preocupações fundamentais em matéria de ambiente, particularmente no contexto de uma transição energética necessária mas que não está a ser feita de forma adequada. Entre os temas abordados, o PEV destacou a ausência de ação responsável por parte do Governo e a decisão de forçar a autorização para entrar nos terrenos em Boticas, no quadro da prospeção e exploração de lítio na região do Barroso. O abate de milhares de sobreiros para a produção de uma energia que será pouco limpa, um pouco por todo o país.
Os Verdes transmitiram ainda as preocupações relativas aos serviços públicos, como o desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde e a Escola Pública, que está em perigo. Os problemas da Escola Pública não se resumem à falta de professores, que é um problema grave, mas existem tantos outros. As autarquias não aguentam os encargos destas transferências, e como se tem verificado o tal envelope do Governo não permite pagar todas as despesas.
São vários os concelhos por todo o país que se veem cada vez mais endividados. São os salários, é a saúde no trabalho, os seguros no trabalho, são as formações, entre tantos outros encargos. Um ónus muito pesado para uma gestão eficiente que se pretende para a criação de condições para todas as crianças e jovens.