O acesso à saúde no Barreiro tem-se vindo a agravar, ao recente encerramento temporário das Urgências Gerais no Hospital do Barreiro, junta-se o encerramento dos Serviços de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia que nos últimos anos tem sido recorrente.
Confrontamo-nos de novo, este fim-de-semana, com novos encerramentos na margem Sul, no que respeita o serviço de urgências de obstetrícia e ginecologia, com o encerramento do serviço no Hospital do Barreiro e no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, enquanto que ao Hospital Garcia da Orta, em Almada, chegarão apenas as urgências de obstetrícia que cheguem via CODU/INEM durante este fim-de-semana.
Recorde-se que os eleitos da CDU na Assembleia Municipal e nas freguesias do Barreiro haviam já manifestado, em 2022, o repúdio pela proposta do governo de maioria absoluta em encerrar definitivamente o serviço de urgência de obstetrícia no Barreiro.
Os Verdes e a CDU exigem que a autarquia local reivindique junto do Governo a reposição do funcionamento permanente dos Serviços de Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos, de Pediatria e de Cardiologia no Hospital do Barreiro.
Os Verdes e a CDU lamentam profundamente a opção política do governo PSD/CDS que prossegue com o seu caminho de deterioração do acesso aos cuidados de saúde no concelho do Barreiro, a desvalorização do Serviço Nacional de Saúde e que coloca em causa os direitos das mulheres grávidas, pondo em risco a sua saúde e o direito a um parto seguro.
A situação grave do SNS é o reflexo do caminho trilhado pelos sucessivos governos, ao longo de anos, e que resulta da incapacidade de travar a saída de profissionais de saúde para o setor privado, em particular de médicos. O atual governo não demonstra abertura para negociações sérias com as organizações representativas dos profissionais de saúde com vista a criar condições salariais e de progressão na carreira, ao invés disso opta pela continuidade na canalização do investimento público do SNS para os prestadores de serviços e para os privados.
Os Verdes e a CDU estarão sempre do lado dos barreirenses, dos utentes do SNS e dos profissionais de saúde, exigindo:
– valorização e fixação dos seus profissionais, na resposta às necessidades das populações;
– a reposição do funcionamento permanente dos Serviços de Urgência de Ginecologia, Obstetrícia e Bloco de Partos, de Pediatria e de Cardiologia no Hospital do Barreiro.