No âmbito da exploração desenfreada de lítio que o Governo pretende levar adiante, contra a vontade das populações, o Partido Ecologista Os Verdes tem vindo a promover, nas regiões Centro e Norte do país, uma assinatura de postais – “Não quero o meu futuro minado!”, dirigido ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Este postal pode ser também assinado on-line A mineração é um presente envenenado! Lítio? Não. Obrigado!.
Os Verdes estiveram hoje, dia 26 de novembro, junto à Escola Secundária, em Nelas, para a recolha de postais e sensibilização dos mais jovens para a pressão sobre a exploração dos recursos que compromete o nosso futuro e das gerações vindouras.
O Governo pretende lançar um concurso para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de lítio em 8 áreas do Centro e Norte do país, abrangendo 32 concelhos, a juntar àquelas onde já foram celebrados contratos de exploração, como é o caso de Montalegre, do Barroso e da Argemela.
A exploração de lítio a avançar terá impactos muito significativos na qualidade de vida e saúde das populações, com a contaminação dos solos e culturas agrícolas, com a devastação das florestas e na alteração e destruição da paisagem, contaminação dos rios, nascentes, poços e aquíferos subterrâneos, no equilíbrio dos ecossistemas e na redução da biodiversidade.
Para mais informações e esclarecimentos, os senhores e as senhoras jornalistas poderão entrar em contacto com Os Verdes através do número 968568350.
O Partido Ecologista Os Verdes
Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 – TM: 910 836 123
imprensa.verdes@osverdes.pt