Depois de tantos episódios em torno da futura localização do Novo Aeroporto de Lisboa, onde se inclui a teimosia incompreensível por parte do PS, com a cumplicidade do PSD, em levar o aeroporto para o Montijo e que inclusivamente levou o Governo PS e a sua maioria absoluta a retirar poderes às autarquias locais, ficámos hoje a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica Independente.
Recorde-se que foi na sequência de uma proposta de Os Verdes, aprovada na Assembleia da República em sede de Orçamento de Estado para 2021, que o Governo ficou obrigado a proceder à presente Avaliação Ambiental Estratégica, como forma de aferir das melhores opções ao nível aeroportuário, comparar e escolher a localização que menos danos provocasse do ponto de vista ambiental e a que melhor servisse o interesse público e o desenvolvimento do País.
Como Os Verdes sempre defenderam, a escolha da localização não poderia ignorar os propósitos que motivaram a necessidade de um novo aeroporto, ou seja, em primeiro lugar dar resposta às nossas necessidades aeroportuárias a longo prazo e em segundo lugar, mas não menos importante, a desativação completa do aeroporto da cidade de Lisboa. Por isso, só interesses que não o interesse público, justificam a insistência em incluir na Avaliação Ambiental Estratégica a localização Montijo, porque essa opção não daria resposta nem a um, nem a outro propósito.
Apesar da Avaliação Ambiental Estratégica não estar ainda concluída, os resultados do Relatório da Comissão Técnica Independente, hoje tornados públicos, apontam claramente para Alcochete ou Vendas Novas como as melhores localizações para o Novo Aeroporto de Lisboa, numa primeira fase em modelo dual, mas a caminhar para uma solução de modelo único.
Ora, perante esta espécie de “empate técnico” entre Alcochete e Vendas Novas, Os Verdes consideram que se têm de privilegiar os valores ambientais e a sustentabilidade, e, portanto, a decisão política deve recair sobre a localização que menos danos ambientais venha a acarretar.
Por fim, Os Verdes esperam que a decisão política a tomar, relativamente à localização do Novo Aeroporto de Lisboa, venha a ter em consideração a Avaliação Ambiental Estratégica, mas é ainda determinante o olhar cirúrgico sobre as duas opções e, por isso, é agora necessária a realização de um Estudo de Impacte Ambiental específico sobre essas localizações, que detalhe ao pormenor os impactos de um aeroporto, de modo a que na sua construção se respeitem integralmente, e sem facilitismos, as regras de proteção ambiental e de sustentabilidade, e que não se poupem esforços no sentido de evitar e minimizar os danos ambientais que a construção de uma infraestrutura desta dimensão envolve.