O Partido Ecologista Os Verdes encara com grande apreensão e preocupação o anúncio de encerramento do serviço de neonatologia do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, justificado pela falta de médicos especialistas, prevendo-se a concentração desse serviço na Maternidade Alfredo da Costa e, eventualmente, também a transferência de uma parte dos recém-nascidos para o Hospital Santa Maria.
O Governo justifica esta intenção alegando tratar-se de um projecto de organização, mas na prática estamos perante um encerramento de um serviço de excelência e fundamental na prestação dos cuidados de saúde.
Estão em causa 16 camas para bebés prematuros com problemas graves e é evidente que, apesar da dedicação dos seus profissionais, a Maternidade Alfredo da Costa não terá condições para garantir a prestação dos dois serviços, pois haverá uma diminuição nas vagas e um limite no acesso aos cuidados pediátricos, o que poderá representar sérias consequências.
O Hospital Dona Estefânia é uma unidade de saúde altamente diferenciada, de referência em pediatria e de um serviço com uma sensibilidade e exigência extremas.
Ao longo dos anos o trabalho desenvolvido neste hospital, num espaço e num ambiente apropriado ao acompanhamento clínico especializado de crianças, tem revelado ser exemplar e de excelência.
Para o PEV é urgente travar esta intenção e valorizar os profissionais de saúde, salientando que o PEV tem vindo a alertar para a falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde, particularmente especialistas. É imperativo manter o serviço de neonatologia do Hospital Dona Estefânia e reforçar o SNS.
Lisboa, 27 de novembro de 2025
Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa
