– proliferação de jacintos-de-água ( Açude do Furadouro)
O Partido Ecologista Os Verdes promoveu um Roteiro pelo Sul, no âmbito da Campanha SOS Natureza, que consistia em diversas iniciativas de reconhecimento de problemas ambientais do distrito de Évora, Beja e Algarve.
No distrito de Évora o PEV, em visita ao Município de Mora e, ao Açude do Furadouro, constatou que existe uma preocupante proliferação de jacintos-de-água, situação também reportada pelos membros da Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção, com quem também Os Verdes reuniram e que, entre outros assuntos, demonstraram grande preocupação com este atentado ambiental que é a proliferação desta invasora aquática tão resistente.
A proliferação do jacinto-de-água está a constituir-se como uma ameaça ambiental grave para os cursos de água do país, exigindo-se medidas efetivas de controlo mesmo que as intervenções sejam difíceis e onerosas pois as operações de remoção desta espécie são sobretudo mecânicas ou mesmo manuais.
Perante esta gravidade ambiental exige-se uma ação concertada a nível nacional para o controlo e remoção. Numa época de seca, em que os distritos a Sul são os mais afetados é urgente que se tomem medidas de gestão dos recursos hídricos para que não seja tarde demais.
É neste sentido, que o Partido Ecologista Os Verdes dirige à Senhora Presidente da Câmara Municipal de Mora uma Carta Aberta, alertando para a necessidade de uma atuação urgente por parte do município para pressionar o ICNF, visto que existem verbas no Fundo Ambiental que podem financiar as operações de remoção do jacinto-de-água com o apoio técnico e especializado, que devem iniciar-se o quanto antes.
O Partido Ecologista Os Verdes considera absolutamente imprescindível que o Município de Mora responda às preocupações da população e das associações ambientais locais, relativamente a este grave problema ambiental, e que divulgue que plano ou que medidas foram tomadas junto do ICNF ou do Ministério do Ambiente e da Ação Climática para que seja salvaguardada a qualidade da água, a biodiversidade local e para que o Açude do Furadouro continue a ser um local seguro para o usufruto da população e dos projetos agrícolas.
Mora, 29 de julho de 2022
Partido Ecologista Os Verdes
| Gabinete de Imprensa