Reunida ontem à noite a Comissão Executiva Nacional do PEV considerou como urgente travar a escalada de violência no conflito israelo-palestiniano.
Os Verdes, reafirmando as suas bases pacifistas, condenam todos os ataques perpetrados sobre as populações civis, quer os da madrugada de sábado levados a cabo pelo Hamas assim como a intervenção belicista de Israel sobre a população da Faixa de Gaza e apelam à imediata intervenção da comunidade internacional para envidar todos os esforços no sentido do cessar fogo e ao estabelecimento de conversações e da PAZ.
Os actos de sábado, levados a cabo pelo Hamas, não se podem confundir com a luta de décadas do povo da Palestina e não podem ser pretexto para a intensificação da intervenção belicista de Israel.
A via das armas e das mortes nunca é solução. Numa região já fustigada por um conflito de mais de 7 décadas e com um acumulado de perdas de vidas, os acontecimentos deste fim-de-semana irão contribuir para agravar a instabilidade na região com consequências imprevisíveis para o resto do Mundo.
A Paz nesta zona do Médio Oriente só se conseguirá com respeito pela autodeterminação do Povo da Palestina e com o cumprimento das resoluções das Nações Unidas no sentido do estabelecimento do Estado da Palestina, soberano e viável, com as fronteiras acordadas em 1967 e com Jerusalém Leste como capital.
A Comissão Executiva Nacional do PEV
Lisboa, 12 de outubro de 2023