OS VERDES REALIZARAM CAMINHADA NO FUNDÃO
O Partido Ecologista Os Verdes promoveu ontem, dia 19 de fevereiro uma caminhada na “Rota da Produção de Energia” no Fundão ligando os locais onde serão colocadas duas centrais fotovoltaicas (na Quinta das Nogueiras e a ribeira da Meimoa), passando pela Central de Biomassa. Nesta ação procurou-se refletir sobre os impactos da localização destas centrais de energia verde, mas com consequências muito negras e pouco sustentáveis para o ambiente e para a qualidade de vida das populações:
– A central fotovoltaica da Quinta das Nogueiras conduziu ao abate de uma zona de carvalho negral e mobilização de terrenos destruindo o habitat natural de uma comunidade de cegonhas brancas.
-A Central Fotovoltaica do Fundão com capacidade de 110 MW/MVA, composto por cerca de 240 000 módulos, a localizar em Alcaria e UF Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, terá igualmente impactos significativos. Para além da destruição de árvores irá degradar a paisagem, afetará a produtividade dos solos e a biodiversidade como é o caso de uma outra comunidade de cegonhas que está localizada junto à ribeira da Meimoa.
– No mesmo sentido, os efeitos negativos da Central de Biomassa do Fundão, em particular ruído e poeiras, têm colocado em causa a qualidade de vida dos moradores que vivem nas proximidades.
Para além destes projetos, que se encontram no percurso desta caminhada, importa salientar outros similares como é o caso do Centro Eletroprodutor de Valverdinho abrangendo a freguesia de Três Povos (Fundão) e os municípios de Belmonte, Sabugal e Covilhã, bem como a exploração de lítio na Argemela, projetos que a avançar trarão consequências muito negativas para as populações.
A produção de energia a partir de fontes renováveis é essencial para reduzir os combustíveis fósseis e minimizar as alterações climáticas, no entanto, a localização destes projetos, como é o caso das centrais fotovoltaicas, não podem comprometer e degradar a natureza e a qualidade de vida da população como se constatou nesta iniciativa.
No decorrer da caminhada, junto à Ribeira da Meimoa, Os Verdes encontraram uma cegonha ferida, tendo alertado o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da GNR que a veio resgatar e levar para o centro de recuperação. Os Verdes vêm com grande preocupação esta ser mais uma cegonha, encontrada ferida nos últimos quinze dias no Fundão.
Partido Ecologista Os Verdes
20 de fevereiro de 2023