O Partido Ecologista Os Verdes saúda o resultado das eleições do passado domingo em Espanha valorizando a decisão do Povo de Espanha em travar a anunciada ascensão da extrema direita naquele país.
Apesar do grande destaque dado pela comunicação social, espanhola e não só, à extrema direita em Espanha promovendo fortemente a sua agenda eleitoral, os eleitores acabaram por não dar uma maioria absoluta às forças de direita espanholas.
Os Verdes esperam que as forças de esquerda e progressistas consigam apoiar um Governo que dê as respostas ambientais e sociais necessárias a Espanha. Este será também um sinal importante para os países da Europa e do resto do Mundo, onde o risco de subida ao poder de forças da extrema direita e fascistas são um risco mas que pode ser travado pela vontade popular.
Os Verdes alertam ainda para o papel que os órgãos de comunicação social têm tido na forte promoção destas forças extremistas e fascizantes e apelam a uma maior imparcialidade no tratamento das campanhas eleitorais e à não utilização abusiva de sondagens e de fazedores de opinião que condicionam e deturpam a realidade política.