Nada justifica a guerra e a consequente perda de vidas humanas. Os Verdes, enquanto partido pacifista condenam a ação belicista da Rússia, esta madrugada, contra os territórios da Ucrânia e contra o povo da Ucrânia.
A escalada de agressão e violência não pode ser a resposta e deve ser totalmente condenada. Os Verdes declaram a sua solidariedade para com a população civil da Ucrânia, que vê a sua vida ameaçada e destruída devido aos ataques que estão a ser levados a cabo.
Os Verdes apelam à Rússia para travar no imediato os bombardeamentos e a intervenção militar nos territórios da Ucrânia.
Os verdes consideram, por outro lado, que a reação de Portugal e da União Europeia não pode ser militar, o que constituiria um risco agravado de uma escalada sem precedentes.
Não podemos também branquear todo o papel da NATO na desestabilização da região ao longo dos anos e reafirmamos que não sendo esta organização militar promotora de Paz, Portugal deve reavaliar o seu papel na Aliança Atlântica.
Os Verdes apelam a que todas as partes enveredem por um caminho de promoção da Paz e de procura de soluções diplomáticas para a crise na região.
O Partido Ecologista Os Verdes
Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 – TM: 910 836 123
imprensa.verdes@osverdes.pt
osverdes.pt