O Partido Ecologista Os Verdes insiste que as pedreiras não podem continuar a crescer e a alargar no Parque Natural da Arrábida (PNA), contribuindo para esventrar uma área protegida de grande valor biológico e paisagístico.
No âmbito do procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental do projeto de novo plano de pedreira que visa a junção das pedreiras da Secil de Vale de Mós A e B, depois do período de Consulta Pública (que terminou no final do passado mês de março), será emitida em breve uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) que consiste na decisão final sobre o projeto em causa.
Os Verdes reafirmam que a intenção da Secil de alargar a pedreira de Vale de Mós vai contra os instrumentos de gestão territorial (designadamente o Plano de Ordenamento do PNA e o PDM de Setúbal) e, nesse sentido, o PEV entende que só é mesmo possível uma DIA desfavorável.
No sentido de alertar o Governo para o que verdadeiramente está em causa:
· o PEV participou na Consulta Pública (ver PDF infra);
· o PEV realizará uma caminhada sustentável pelo Parque Natural da Arrábida no dia 21 de maio de 2023, na véspera do Dia Internacional da Diversidade Biológica, iniciativa cujos detalhes serão oportunamente divulgados.
Partido Ecologista Os Verdes
19 de abril de 2023
Gabinete de Imprensa