No passado dia 8 de Julho, O Partido Ecologista Os Verdes promoveu mais uma iniciativa no distrito de Portalegre, no sentido de alertar a população, as forças vivas da região e os autarcas para o facto de hoje haver já condições, com a reparação e recuperação do material ferroviário, nomeadamente automotoras, para que fosse criado um novo horário (ida e volta) na linha do Leste, ligando Badajoz ao Entroncamento.
Os Verdes afirmaram, nesse dia, que não havia nenhuma razão para que este novo serviço ferroviário não tivesse ainda sido posto a funcionar, tanto mais que não estava dependente de nenhum investimento.
Tal como Os Verdes afirmaram, este serviço era fundamental para garantir a mobilidade diária ferroviária dentro do distrito, na ligação com o resto do país e na ligação internacional.
Tanto mais que este é um serviço com passageiros garantidos, não só no distrito como na procura por parte de turistas.
Este “abanão” Verde resultou, e a CP veio agora anunciar a criação deste novo serviço a partir do próximo mês de agosto.
O Partido Ecologista Os Verdes regozija- se com esta decisão e só não compreende por que não foi já implementada, quando já existiam condições para isso. Não obstante o PEV considerar que estes horários foram feitos mais em função de uma resposta internacional e não aferidos pelas necessidades das populações da região, Os Verdes reafirmam que agora é preciso pôr a circular uma ligação Intercidades, Badajoz/Lisboa!
O Alentejo não pode ser o parente pobre da ferrovia! O Alentejo, nomeadamente o distrito de Portalegre, o mais despovoado do país, precisa de comboios para fixar a população e investimento.
Partido Ecologista Os Verdes
20 Julho 2022