Comemorar o 1º de Maio pela Democracia e pela Justiça Social
A Revolução de Abril libertou o “Dia Internacional do Trabalhador”, o 1.º de Maio, que esteve aprisionado em Portugal durante décadas.
O 25 de Abril e o 1º de Maio são inseparáveis, o primeiro abriu o caminho para a democracia, a Constituição da República e o Poder Local Democrático, o segundo trouxe a organização e a luta dos trabalhadores por direitos e justiça social.
Nenhum avanço civilizacional foi oferecido, todos foram conquistados com firmeza e capacidade de resistência dos trabalhadores por isso, celebrar o 1º de Maio é também cumprir Abril.
Por conseguinte:
– Saudamos o 49.º aniversário do 1º de Maio em Liberdade, festa dos trabalhadores, e o seu inestimável património de transformações económicas, sociais, culturais e políticas.
– Reafirmamos o espírito de serviço público defendido pelas organizações representativas dos trabalhadores que deve animar sempre aqueles que tomam nas suas mãos a condução das políticas locais em benefício das populações e cuja ação marca indelevelmente o Poder Local.
– Saudamos e defendemos o Poder Local Democrático, a sua autonomia e capacidade de realização, reafirmando os desígnios do 1º de Maio em cada dia de trabalho e de luta.
– Apelamos a todos, homens e mulheres, de todas as idades, credos e opções políticas, que se juntem, com grande energia e alegria, às inúmeras iniciativas que assinalarão o 1.º de Maio por todo o país e também no distrito de Portalegre.
Vivam os trabalhadores
Viva o 1.º de Maio
Intervenção do Dirigente Nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Pedro Reis, líder de bancada da CDU na Assembleia Municipal de Rio Maior, no distrito de Portalegre.
Campo Maior, 27 de abril de 2023