História

O Partido Ecologista “Os Verdes” nasceu em 1982 (com a então denominação de Movimento Ecologista Português – Partido “Os Verdes”), da vontade de um grupo de cidadãos de promover uma intervenção ecologista mais activa na sociedade portuguesa.

Empenhados em alertar a opinião pública para os desafios ecológicos que então se colocavam a nível planetário, para os problemas de ambiente que também já se começavam a fazer sentir em Portugal e cientes ainda da urgência de encontrar respostas adequadas para os mesmos, Os Verdes fixaram como objectivo transportar estas preocupações para o mais alto nível institucional, em paralelo com o desenvolvimento de acções locais, a fim de contribuir para o crescimento da consciência ecologista dos cidadãos.

Para cumprir com estes objectivos, foram dinamizados os Colectivos Regionais de Os Verdes, que não pararam de crescer desde então; promoveram-se iniciativas diversificadas, denunciaram-se problemas, exigiu-se a sua resolução junto do poder e reflectir novas soluções para o futuro; delinearam-se estratégias políticas para garantir a representação de uma voz ecologista na Assembleia da República e no poder local. Neste sentido, Os Verdes têm participado em várias coligações eleitorais com outros partidos (CDU, Com Lisboa e outras).

Ao longo da sua existência Os Verdes consideram ter dado um contributo precioso para a expansão da consciência ecologista em Portugal. Os O PEV tem sido uma voz ecologista activa que tem feito eco das preocupações das populações e do movimento ambientalista, tendo tido representação na Assembleia da República entre a III e a XIV Legislatura.

Os Verdes têm alertado, mas também têm feito propostas concretas para a resolução dos problemas e para que se abram caminhos a um desenvolvimento sustentável e harmonioso que garanta o futuro.

 

“Os Verdes” estão hoje em dia representados:

  • No poder local, com cerca de cinquenta eleitos nas autarquias (vereadores, membros de assembleias municipais e de freguesia); 
  • Na Comissão Nacional de Eleições; 
  • No Conselho Nacional de Educação. 


“Os Verdes” estão organizados:

  • Em Colectivos Regionais;
    O seu órgão máximo entre convenções é o Conselho Nacional, no qual as regiões estão representadas; 
  • Entre Conselhos Nacionais existe também a Comissão Executiva Nacional, na qual o Conselho Nacional delega poderes de execução; 
  • Os jovens Verdes têm a sua própria organização – Ecolojovem – “Os Verdes” – e estão representados no Conselho Nacional de Juventude e em vários Conselhos Municipais de Juventude.


“Os Verdes” portugueses, membros de uma grande família europeia:

  • Em 1987, “Os Verdes” portugueses integraram a Coordenadora dos Verdes Europeus. Estiveram no seu executivo durante dois anos; 
  • Em 1993, “Os Verdes” portugueses foram membros fundadores da Federação dos Partidos Verdes Europeus; 
  • A Ecolojovem – “Os Verdes” (juventude de “Os Verdes”), foi membro fundador da Federação de Jovens Ecologistas Europeus e integra a Rede de Jovens Ecologistas do Mediterrâneo.