Alargamento do IC20 Não é Solução

Os Verdes Defendem a Melhoria da Rede de Transportes Públicos de Almada 

A política para a mobilidade tem percorrido um caminho pouco audacioso no que diz respeito à capacidade de redução efetiva das emissões poluentes, tem sido norteada pela dependência de combustíveis fósseis e centrada na predominância do uso individual do transporte e no domínio do espaço público pelo automóvel. 


Estas opções políticas têm contribuído para um aumento das emissões de gases geradas pelo transporte rodoviário, que inclusivamente verificaram um aumento de 6,2% em relação ao período pré-pandemia. 


No passado dia 18 de Setembro, durante a Semana Europeia da Mobilidade, foi anunciado em Almada, na reunião de Câmara, que o IC20 iria ser alargado para 4 vias por sentido, sendo que este projecto resulta de um contrato já ultrapassado, que há muito deveria ter sido renegociado e adaptado entre o Estado e a concessionária. 


Face a este anúncio, Os Verdes consideram que esta medida, a ser concretizada, vai contribuir para um aumento exponencial do tráfego automóvel naquela via, com o consequente aumento das emissões de CO2, e não resolve o congestionamento diário daquela via, pois a capacidade desta via é determinada pela capacidade da Ponte 25 de Abril, ou seja, haverá mais automóveis a convergir naquele ponto. 


Os Verdes reuniram esta semana com os peticionários que se opõem ao alargamento do IC20 para as 4 faixas de cada lado e solidarizaram-se com a causa, tendo vários dirigentes e militantes do PEV assinado a Petição contra o alargamento do IC20 (https://peticaopublica.com/?pi=PT117774https://peticaopublica.com/?pi=PT117774), contribuindo igualmente para a sua divulgação no coletivo distrital de Setúbal.  Importa referir que uma rede de transportes intermodal eficaz e sustentável deve ter em conta a minimização da distância percorrida e as respetivas emissões, ter o foco na redução do trânsito, e consequentemente, da poluição sonora e do ar, na redução da despesa das famílias com transportes públicos coletivos e nas infraestruturas associadas.

Por isso Os Verdes defendem: 
– O prolongamento do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e até ao Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, uma reivindicação de há vários anos do PEV e dos eleitos da CDU; – O aumento da oferta de comboios suburbanos, questão face à qual Os Verdes têm defendido a integração da Fertagus na CP, assim como o aumento do número de estações; – Maior urgência na renovação da frota da Transtejo/Soflusa, com a contratação de trabalhadores e; – melhoria de serviço dos autocarros da Carris Metropolitana. 

Tem sido por demais evidente que o combate às alterações climáticas se faz, entre outras medidas, com incentivos à utilização do transporte público, o reforço da sua oferta com a diminuição do tráfego e uma reorganização de um espaço público que promova a mobilidade sustentável. 

Por tudo isto, Os Verdes consideram que o alargamento do IC20 é um projecto absolutamente incompatível com o combate às Alterações Climáticas. 


Os Verdes irão desenvolver diversas ações quer a nível institucional, nomeadamente através dos eleitos na Assembleia Municipal de Almada da bancada da CDU, quer pressionando outras instituições, apoiando, assim, a causa e contribuindo para sensibilizar e esclarecer os cidadãos nesta matéria.  

26 de Outubro de 2023 


Partido Ecologista Os Verdes 


Gabinete de Imprensa