50 anos de 25 de Abril

30Celebrar o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 é comemorar a democracia e a liberdade como valores fundamentais de uma sociedade aberta à evolução dos tempos.


Defender Abril é por si só um direito e uma responsabilidade comum. 

O crescimento do populismo, da direita e da extrema direita em Portugal devem hoje ser um impulso mais veemente para nos posicionarmos coletivamente contra quaisquer ataques à liberdade e aos direitos constitucionais conquistados pela mão de Abril, tantas vezes atropelados por sucessivos governos do PS e do PSD,  no que  respeita a importantes direitos sociais e ambientais. (Des)governos que estão na base e mantêm vivo o constante descontentamento por parte de quem mais (e sempre) é sacrificado com as crises financeiras ou políticas.  

Mas não tem de ser assim.

Reforçar abril, afirmar os valores constitucionais contra os discursos de ódio e contra o  empobrecimento só pode conhecer uma via, a do engrandecimento e do reforço dos direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa.

Esta é a visão progressista partilhada pelo Partido Ecologista Os Verdes e pela CDU. 

Porque é possível avançar mais na defesa das populações – a nível nacional e europeu – na sua justa reivindicação por mais e melhores salários, pensões, serviços públicos confiáveis e de proximidade, pela salvaguarda dos ecossistemas e da biodiversidade, pelo direito a defender o ambiente, a cultura, a habitação, pelo direito à vida digna no presente e no futuro.