OS VERDES EXIGEM POLÍTICAS ECOLOGISTAS NA DEFESA DA ÁGUA

No Dia Mundial da Água, que hoje se assinala, o Partido Ecologista Os Verdes alerta para a necessidade de opções políticas que deem resposta aos desafios que hoje estão, mais do que nunca, colocados para a necessidade de preservação de um recurso que é absolutamente vital para a sobrevivência de todas as formas de vida no Planeta.

A verdade é que hoje, em pleno século XXI, segundo os dados avançados pela ONU, uma em cada quatro pessoas no mundo não tem acesso a água potável e duas em cada quatro pessoas no mundo não tem integração num sistema de saneamento. Estes dados são inadmissíveis e são a consequência de um sistema capitalista dominante que olha o lucro como o objetivo primordial, e a promoção da qualidade de vida das populações como um fator de despesa insustentável.

É por isso que devem ser denunciadas as opções políticas injustas e incongruentes e exigidas políticas justas e consequentes:

O PEV continuará a trilhar um caminho justo de defesa da água pública, de defesa da água como um direito, de exigência de despoluição e de prevenção da poluição de recursos hídricos, de exigência de implementação de medidas eficazes de mitigação e de adaptação às alterações climáticas que assumam que a água é um recurso que não pode ser esbanjado e que investir na sua qualidade é investir no bem estar de todos, numa solidariedade intrageracional, mas também intergeracional. 

Partido Ecologista Os Verdes

22 de março de 2023