Sem prejuízo de uma análise mais detalhada a curto prazo, o PEV realça os seguintes aspetos decorrentes das eleições autárquicas 2025:
Conhecidos os resultados das eleições autárquicas ontem decorridas, constata-se que a CDU teve um resultado global que não permitiu reforçar o número de municípios onde é maioria e aumentar o número de eleitos autárquicos.
Embora tendo perdido, no cômputo geral, a maioria em sete municípios, ficando agora com a maioria em doze câmaras municipais, também é importante realçar que, nessas, a CDU reconquistou quatro municípios. Com este peso autárquico que a CDU obteve, confirma-se que, no quadro global, a CDU é uma força política alternativa com relevância e reconhecimento no poder local.
Os Verdes não podem deixar de salientar que o resultado obtido pela CDU teve o contributo inequívoco de milhares e milhares de militantes do PEV e do PCP, bem como de inúmeros independentes, que desenvolveram um trabalho e construíram uma campanha eleitoral centrada na seriedade da informação, no esclarecimento sobre as propostas apresentadas, na elaboração de programas participados com as populações. A todos são merecidos um agradecimento e uma veemente saudação por todas as ações erguidas e contactos realizados.
De resto, esses contactos e ações foram tanto mais essenciais, quanto se continua a assistir a uma inaceitável opção, por parte de vários órgãos de comunicação social (questão tão evidente que foi até já reconhecida publicamente por vários jornalistas), de insistência na visibilidade mediática do partido de extrema direita e de uma bipolarização recorrente entre PSD e PS, esta bastante evidenciada no caso de Lisboa, com tentativas várias de silenciamento da candidatura da CDU.
Conhecidos os resultados eleitorais, o tempo que se segue é o de tomada de posse dos eleitos para os órgãos autárquicos e o início do exercício do mandato. Da parte da CDU, quer em situação de maioria, quer em oposição, as populações dos diferentes municípios e freguesias podem contar com o trabalho leal da CDU, com o trabalho de proximidade, de entrega à causa pública e com o afinco da construção de um desenvolvimento sustentável que enfrente os novos desafios que estão colocados (como uma mobilidade sustentável, habitação acessível, adaptação e mitigação das alterações climáticas, a redução de resíduos, a requalificação do edificado escolar, entre tantos outros).
As populações continuarão sempre a contar com a CDU!»