Conhece os Autarcas Verdes – Fernanda Pesinho

O que distingue a intervenção da CDU no Município de Palmela?

O NOSSO ADN – uma gestão de proximidade, participada, construída com e para as populações, movimento associativo, agentes económicos. Uma gestão baseada no respeito pela identidade dos nossos territórios, na defesa do nosso património natural, cultural, económico e social. Ouvimos, conhecemos as necessidades, porque estamos na rua, construímos projetos com o envolvimento das pessoas.

Temos a consciência de que todos os dias pugnamos, com a nossa ação, por defender os direitos das populações e, ao seu lado, lutamos pela concretização dos seus legítimos interesses, estimulamos a sua participação na gestão autárquica.

Que medidas ambientais merecem destaque?

A gestão CDU tem prosseguido com a implementação de um conjunto de ações, com visão de futuro, afirmando os valores ecologistas, que contribuem para um verdadeiro desenvolvimento sustentável do concelho, sempre em linha de conta com o nosso MODUS OPERANDI de trabalhar para as pessoas, mas sobretudo com as pessoas, dando voz aos seus problemas, necessidades, legítimas expectativas e na defesa dos seus direitos.

Destaco a conclusão da primeira fase da Regularização da Ribeira da Salgueirinha. Obra estratégica no âmbito da proteção de recursos hídricos e mitigação das alterações climáticas, corrigiu e tratou o leito da ribeira, aumentou a sua capacidade para prevenir cheias e melhorar a sua sustentabilidade ambiental e enquadramento urbano.

Obra, que concretiza uma reivindicação com mais de 40 anos da população e da autarquia, da competência do Governo. Concretizámos o que competia ao Estado Central, que nunca se empenhou, senão, quando, acenámos com a cenourinha de que assumiríamos parte dos custos!

A pensar nas pessoas, sua qualidade de vida, destaco também o Projeto Pinhal Novo Verde, que prevê a criação de duas ilhas de sombra. São mais 9,7 hectares de área arborizada na vila, um aumento de 13% da área de sombra.

Mas podia mencionar ainda a conclusão do Plano Local de Adaptação às Alterações Climáticas – um importante instrumento para conhecer riscos e tomar medidas de proteção do território e cidadãos, num processo, uma vez mais, exemplo da nossa forma de gerir – construído em parceria com a ENA (Agência de Energia e Ambiente da Arrábida), a academia, com o forte envolvimento de agentes económicos, associativos, trabalhadores da autarquia e população, com várias sessões de trabalho colaborativo.

Porque devem confiar o voto à CDU nas próximas autárquicas?

Conhecemos cada canto, cada detalhe, cada necessidade. Porque fomos nós que retirámos os concelhos onde governamos do atraso em que se encontravam, desprovidos das necessidades mais básicas. Temos aplicado o dinheiro público no desenvolvimento dos territórios, fomos nós que demos por direito o que pertencia à população, mas que dele carecia, como o saneamento básico, água de abastecimento, abrimos caminhos e aproximámos as pessoas, construímos escolas e continuamos a construir e ampliar, tornámos o conhecimento mais acessível, dotando o(s) concelho(s) de redes de bibliotecas.

Fomos nós, CDU, que junto com a população abrimos caboucos e levantamos paredes, alavancado o riquíssimo movimento associativo que temos, com um inestimável papel social. Adotámos políticas ambientalmente sustentáveis e temos, em todas as áreas de atuação, preocupação com a justiça social, discriminando positivamente quem precisa, contribuindo, assim, para materialização do princípio da igualdade e para a construção de uma sociedade mais justa. Isto foi o que o aconteceu e continua a acontecer onde governamos. Isto será o que se materializará onde queiram que sejamos governo!