O RELATÓRIO PRELIMINAR DO ACIDENTE TRÁGICO DO ELEVADOR DA GLÓRIA IMPELE A UM CABAL ESCLARECIMENTO POLÍTICO E À TOMADA DE MEDIDAS URGENTES
Foi ontem conhecido o relatório preliminar sobre o trágico acidente com o elevador da Glória, ocorrido no passado dia 3 de setembro.
Da responsabilidade do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários, o relatório dá conta de falhas bastante graves, no equipamento e na manutenção, cuja existência não pode ser relativizada, nem remetida apenas para um pendor técnico.
As falhas elencadas vão desde a utilização de um cabo de tração não certificado para o transporte de pessoas, que foi instalado há 3 anos e que já apresentava uma situação de desgaste, passando pela ausência de teste ao sistema de travagem de emergência, culminando em diversas falhas de manutenção, incluindo procedimentos registados como cumpridos, mas efetivamente não realizados.
A manutenção dos funiculares é feita por um prestador de serviços contratado pela Carris, o qual, segundo o que foi publicitado do relatório preliminar do acidente, nem conta com técnicos especializados em funiculares, nem estes têm formação adequada para efetuar tais trabalhos. A isto soma-se, segundo o relatório, a insuficiência de supervisão e de controlo por parte da Carris.
Estas conclusões preliminares são extremamente preocupantes e não se restringem apenas a questões técnicas, mas também políticas. Assim, é preciso um esclarecimento cabal por parte do Presidente da Câmara Municipal, que tutela a Carris, das razões que levaram a tamanhas irregularidades, por um lado, e, por outro lado, como é que se vai urgentemente implementar as recomendações, que mais devem ser vistas como diretrizes, para garantir um efetivo sistema de segurança nos funiculares de Lisboa.
Estas são algumas das questões que Cláudia Madeira, eleita do Partido Ecologista Os Verdes, colocará em reunião da Assembleia Municipal de Lisboa.
Lisboa, 21 de outubro de 2025
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes na Assembleia Municipal de Lisboa