No começo de um novo ano fazemos as projeções dos objetivos e aspirações para os 365 dias que se seguirão.
2025 contou com a apresentação e implementação de diversas medidas que prometem agravar os problemas já sentidos pela juventude no nosso país. O descongelamento das propinas a ameaçar a elitização do nosso ensino superior, o Pacote Laboral a agravar a precariedade dos vínculos de trabalho dos jovens trabalhadores, os ataques ao SNS e aos serviços de natalidade colocam em risco a saúde dos mais jovens, especialmente jovens mães.
O que 2025 nos veio comprovar mais uma vez é que a política de direita não serve os jovens, atirando-os, de forma sistemática, para posições de vulnerabilidade e precariedade, e destruindo aquilo que é a sua herança natural, tudo para satisfazer as vontades dos grandes grupos económicos.
Para 2026 a Ecolojovem – Os Verdes deixa o compromisso de continuar a ser uma voz pelos reais interesses da juventude e promete continuar a acompanhar os jovens apontando caminhos e soluções capazes de integrar a construção de um futuro mais sustentável.
A luta ecologista conta com os jovens e existe para os jovens. Comprometemo-nos a continuar a reger-nos pelos valores da nossa Revolução de Abril, e a seguir uma política focada na justiça social e na preservação da natureza e da biodiversidade.
Os nossos objetivos não se esgotam numa meta para 2026, este é um projeto a longo prazo, um projeto alicerçado na ação e luta ecologista necessárias para assegurar no presente e no futuro a Paz , a Igualdade Social, o direito ao Ambiente.
Maria José Vieira
Ecolojovem Os Verdes
