No âmbito daa eleições ao Parlamento Europeu, a dirigente nacional Joana Silva e a candidata do PEV na lista da CDU, Mariana Silva, reuniram hoje, na sede de Lisboa do Partido Ecologista Os Verdes, com Susana Fonseca, Vice-Presidente da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Este encontro decorre de um conjunto de audições com Associações e Movimentos na área do Ambiente. Entre os vários assuntos abordados e discutidos, a gestão de resíduos assumiu a centralidade da reunião, sendo esta uma matéria fundamental e que tem grande influência pelas decisões tomadas no Parlamento Europeu.
Os Verdes continuam muito preocupados com a falta de cumprimento de metas estabelecidas para a recolha de resíduos reutilizáveis e recicláveis, e com o incumprimento de medidas que permitiriam a redução das embalagens descartáveis.
Ficou claro que é necessário ir mais longe com a criação de soluções e a concretização de limitações à produção exagerada de embalagens.
Os Verdes continuarão atentos à implementação e operacionalização da recolha seletiva e tratamento de biorresíduos em Portugal, um passo importante para avançarmos em matéria de eficiência e circularidade na gestão dos resíduos, com claros benefícios para o ambiente.