No dia em que se assinalava o Dia Europeu da Rede Natura 2000, e na véspera do Dia Internacional da Biodiversidade, cujo tema anual remete para a importância de passar “Dos Acordos à Ação: Reconstruir a Biodiversidade”, Os Verdes promoveram um passeio em defesa do Parque Natural da Arrábida.
Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do Roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, orientado para o contacto próximo com as populações e para a abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais.
Os Verdes promoveram esta importante ação em defesa de uma das mais importantes Áreas Protegidas representativas dos Ecossistemas Mediterrânicos, que continua a ser ameaçada, motivo pelo qual sensibilizaram para preservação do PNA e de travar a expansão das pedreiras na Arrábida.
Recorde-se que Os Verdes, através da participação na consulta pública e de comunicado à imprensa, sustentam que a intenção da Secil de alargar a pedreira de Vale de Mós vai contra os instrumentos de gestão territorial (designadamente o Plano de Ordenamento do PNA e o PDM de Setúbal).
O Partido Ecologista Os Verdes insiste que as pedreiras não podem continuar a crescer e a expandir-se no Parque Natural da Arrábida (PNA), contribuindo para esventrar uma área protegida de grande valor biológico e paisagístico.