Alerta do Partido Ecologista Os Verdes dirigido à Agência Portuguesa do Ambiente
O Partido Ecologista Os Verdes foi ontem alertado para uma alarmante mortandade de peixes na Barragem dos Patudos em Alpiarça.
Ativistas do PEV que se deslocaram posteriormente ao local, confirmaram a situação e ficaram chocados pelo facto de não estar a decorrer nenhuma intervenção para retirar os peixes da barragem, tanto mais que muitos peixes já estavam em estado de degradação e que populares lhes disseram que esta situação já tinha sido detetada no mínimo na passada sexta-feira.
Os Verdes admitem que esta situação possa decorrer da ausência de oxigenação gerada pelo aumento das temperaturas ocorridas na passada semana. Não sendo uma ocorrência nova, o PEV não pode, no entanto, deixar de estranhar que as medidas tomadas no passado pela Câmara CDU, para minimizar o problema, tenham sido abandonadas, tanto mais que se mostraram eficazes.
Até agora a situação não se tinha repetido. A atual Presidente da Autarquia, que criticou e pôs termo às medidas então tomadas, afirmou há mais de um ano, ter uma melhor solução para resolver a situação. Solução que estaria a ser preparada com a APA.
Como tal Os Verdes vêm alertar a APA para a mortandade de peixe como também para o facto de não estar a ocorrer nenhuma recolha dos mesmos com a urgência que seria necessária, para que a qualidade da água não se venha a degradar ainda mais.
Por outro lado, gostaríamos de saber se a APA confirma ter um plano de intervenção para a Barragem dos Patudos e porque não foi ainda executado?
O Partido Ecologista Os Verdes
23 de setembro de 2024