Parque Natural do Litoral Norte
No âmbito da Campanha Nacional S.O.S. NATUREZA, Os Verdes pretendem alertar para o acelerado declínio da biodiversidade, a degradação dos habitats e para os sucessivos atentados ambientais no nosso país.
Vários relatórios internacionais e nacionais, referem que a perda de biodiversidade é um fator preocupante que provoca desequilíbrios ecológicos, com profundos impactos nas nossas vidas, como as alterações de condições necessárias à prática de uma agricultura saudável ou o surgimento de pragas, doenças ou pandemias descontroladas.
No Dia Mundial do Ambiente, Os Verdes dão visibilidade à realidade e às dificuldades que atravessa a Mata de Folhosas, em Esposende, com a importante participação do fotógrafo de natureza Carlos Rio.
A visita promovida pelo PEV terá como objetivo dar a conhecer aos seus militantes e amigos a beleza e os encantos da biodiversidade tão característica desta floresta.
Nesta visita serão também abordados os diversos atentados à conservação e preservação deste espaço florestal que convive com áreas agrícolas e zonas urbanas. Muitos são, infelizmente, os problemas que esta mata enfrenta, a invasão de vegetação exótica, o frequente uso de pesticidas que contaminam os lençóis freáticos, o lixo tóxico, a caça furtiva e os muitos e variados riscos para a biodiversidade existente.
Os Verdes têm vindo a alertar para a degradação das áreas protegidas em Portugal, por falta de meios humanos, materiais e financeiros e também pela falta de uma estratégia coesa e integrada de conservação da natureza, intensificada por uma recorrente dualidade de interesses entre a construção privada e os valores naturais.
Uma das iniciativas da Campanha, SOS Natureza, é assinalar com 40 bandeiras negras – 40 pontos negros relembrando ou denunciando situações que ameaçam a biodiversidade, porque infelizmente continuamos a assistir a graves e incontroláveis ataques à Natureza.
Os Verdes colocarão simbolicamente uma bandeira negra na mata das Folhosas alertando para a necessidade do ICNF em conjunto com os proprietários de alguns destes terrenos possam investir e trabalhar em conjunto na preservação da biodiversidade local, sensibilizando a população para a proteção deste paraíso tão próximo das zonas urbanas.
Estas ações e iniciativas na defesa, proteção e conservação da Natureza acontecem no ano em que o Partido Ecologista Os Verdes completará 40 anos de lutas pelo Ambiente e pela Natureza.
3 de junho de 2022
Partido Ecologista Os Verdes