
Assinala-se hoje, 2 de fevereiro, o dia Mundial das Zonas Húmidas e o Dia Nacional do Vigilante da Natureza.
Os Verdes saúdam os Vigilantes da Natureza e enaltecem o seu papel vital na Conservação da Natureza, guardiões da biodiversidade e do património Natural do nosso país que a todos pertence e que a todos faz falta. Mais uma vez manifestamos toda a nossa solidariedade para com as lutas e justas reivindicações dos vigilantes pela valorização salarial, pela valorização e dignificação da carreira de vigilante, pelo reforço do número de vigilantes, pelo reforço dos meios e das condições de trabalho. Só com um corpo de Vigilantes da Natureza adequado se conseguirá dar expressão a uma verdadeira política de conservação da Natureza e de proteção do património natural. Os Vigilantes da Natureza são os atores imprescindíveis na vigilância, fiscalização e monitorização do nosso património natural.
Neste dia em que também, ao nível mundial, se enaltece e valoriza o papel das zonas húmidas na salvaguarda da biodiversidade, dos equilíbrios ambientais Os Verdes apelam a que urgentemente se ponha um travão às constantes ameaças a que estes ecossistemas estão sujeitos. A ameaça que as alterações climáticas representam para estes ecossistemas exigem também por aqui uma urgente implementação de medidas consequentes de mitigação e adaptação ao nível global e ao nível de cada país.
No nosso país as zonas Húmidas são ecossistemas fundamentais, mas estão permanentemente ameaçados, sendo zonas extremamente vulneráveis e em risco, sujeitas a ameaças permanentes. A perca de zonas húmidas é constante e tem de ser travada.
Os Verdes reafirmam que projetos e ações destrutivas das zonas húmidas têm de ser travadas e repensados. Projetos como o Aeroporto no Montijo ou culturas intensivas com estufas associadas nomeadamente no litoral alentejano que tem destruído de forma irrecuperável inúmeras charcas temporárias, não podem continuar.
Num momento em que a conservação da Natureza em Portugal está assustadoramente ameaçada, Os Verdes elegem esta como uma das suas principais causas de Luta e reafirmam o seu compromisso de intervenção: Com a Natureza todos os dias, Com as populações todos os dias.
O Partido Ecologista Os Verdes
Gabinete de Imprensa de Os Verdes
T: 213 919 642 – TM: 910 836 123
imprensa.verdes@osverdes.pt