Que balanço se faz de quatro anos de intervenção ecologista na AM de Vila Franca de Xira?
A CDU em todos os mandatos autárquicos deixa a sua marca distintiva de verdadeiros atores de uma política de proximidade, assumindo um papel preponderante, no desenvolvimento dos seus territórios, esteja na gestão direta das autarquias ou como eleitos na oposição. É claro que sendo oposição não conseguimos impor uma politica que potencie maior atratividade, através da implementação de medidas, que promovam uma maior sustentabilidade ambiental e com esta contribuam para uma maior qualidade de vida das suas populações. No entanto, ao longo do mandato, não deixámos de manter a nossa presença constante, na rua e nos locais de trabalho. Conversámos com as pessoas, reunimos com instituições, visitámos bairros, lugares, ruas, cafés, mercados, largos, como é apanágio da CDU, que nos distingue de todos os outros, que vai ao encontro de todos, rua a rua, porta a porta! Uma forma de aprofundar conhecimento, que quer dar resposta aos problemas, que conhece a importância do ouvir, do envolver e que sabe e tem como princípio que o Poder Local existe para servir a população e trabalhar para e por ela.
Que matérias ambientais e sociais têm sido travadas por parte do Executivo Municipal?
Sendo as alterações climáticas, hoje, uma realidade incontornável e altamente impactante no território, não poderíamos, enquanto CDU e Ecologistas, deixar de atuar, apresentando propostas no processo de tomada de decisão, tendo plena certeza da extrema relevância que os municípios têm que ter na capacidade de fazer cenários dinâmicos, os quais incorporem eventuais ruturas decorrentes de alterações no clima, para gestão do território e prevenção de riscos, por isso no opusemos frontalmente contra a construção de uma urbanização, na frente ribeirinha da Póvoa de Stª Iria, em pleno leito de cheias. Assim como nos opusemos à implantação de uma Plataforma Logística, num solo RAN -Reserva Agrícola Nacional, devido à existência dos melhores solos agrícolas em Portugal. O espaço está condicionado também pela REN – Reserva Ecológica Nacional; Carta da REN de Vila Franca de Xira, devido ao ecossistema – Zona Ameaçada pelas Cheias, acrescendo ainda, tratar-se da maior reserva nacional de água doce subterrânea.
Ao longo do mandato apresentámos inúmeras propostas, moções e recomendações das quais destaco: Em defesa da água pública!; Reforço dos meios de recolha dos resíduos sólidos urbanos no concelho de Vila Franca de Xira; Estudo da Qualidade do ar nas escolas; Medidas de monitorização e minimização do atropelamento de animais na EN10-Reta do Cabo; Pela preservação da Várzea de Vialonga e impedir que seja ilegalmente ocupada!; Requalificação do espaço da antiga ETAR das Cachoeiras; Requalificação do Parque de Merendas da Vala do Carregado, junto ao rio Tejo, ou ainda a Reabilitação do Mouchão da Póvoa.
O que podem esperar os Vilafranquenses para o próximo mandato da CDU em VF de Xira?
A CDU orgulha-se do seu património de intervenção, e quer dar uso à força criativa e transformadora da população, da juventude, do movimento associativo, das instituições, dos trabalhadores – com destaque para os trabalhadores das autarquias –, dos artistas, dos atletas, dos micro, pequenos e médios empresários e outros investidores, dos homens e mulheres que podem de facto mudar o concelho!
O Concelho de Vila Franca de Xira sabe que pode contar com o trabalho da CDU, um trabalho de equipa, com grande espírito de comunhão, solidariedade, e lealdade, de homens e mulheres, eleitos e eleitas que todos os dias e ao longo de 5 décadas se empenharam e empenham com grande determinação, honestidade e competência na gestão autárquica, cumprindo e fazendo cumprir a sua missão – servir a sua comunidade. Todos os dias os eleitos Verdes e seus companheiros de coligação, fazem acontecer abril.
O Concelho de Vila Franca de Xira merece mais e melhor e a CDU quer e sabe dar resposta às necessidades de hoje e construir o futuro do concelho.