Quais os desafios ambientais de Sintra para os quais a CDU tem dado o seu contributo?
Em Sintra colocam-se alguns importantes desafios ambientais, sendo que, Os Verdes e a CDU têm identificado como uma das questões mais relevantes, a preservação da biodiversidade.
A flora do Parque Natural de Sintra – Cascais é afetada por diversas espécies invasoras que constituem uma séria ameaça à conservação e preservação da natureza e à biodiversidade, e daí a necessidade de se preservar a flora espontânea e também a importância e a necessidade de se garantirem meios humanos e materiais no controlo e na gestão das espécies invasoras a longo prazo.
Dar a conhecer a flora espontânea e os seus diferentes usos é uma forma de a valorizar e de apelar à sua preservação, e este trabalho tem sido feito em Sintra, com o apoio do pelouro de Ambiente da Câmara Municipal que é da responsabilidade da CDU, e com a participação ativa dos cidadãos e de alguns movimentos ligados ao ambiente.
Dada a oportunidade, não posso deixar de fazer também uma breve referência sobre a iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em particular pelo Gabinete de sustentabilidade ambiental e transição energética e também pelos SMAS de Sintra que organizaram a 6ª edição da SintrAmbiente – Feira do Ambiente e Sustentabilidade.
Que matérias têm ficado por resolver apesar da constante exigência da CDU e da população?
As matérias que têm suscitado mais intervenções da CDU nos diferentes órgãos autárquicos estão relacionadas sobretudo com a saúde e com os transportes públicos.
Há muito que Sintra necessita e que a CDU exige um hospital público em Sintra com 350 camas e com todas as valências, por forma a dar resposta à actual necessidade dos sintrenses.
A Câmara Municipal com gestão do PS, num investimento de cerca de 60 milhões de euros, tomou a seu cargo a construção de um designado de Hospital de Proximidade, que abrirá em breve, mas que, com apenas 60 camas e com valências muito limitadas deixa sem resposta a real necessidade dos sintrenses. É caso para se dizer que os sintrenses não ficaram nem a pé nem a cavalo.
Apesar de estar perfeitamente identificada pela população e apesar da constante denúncia feita pela CDU, seja através de intervenções na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia, seja através da apresentação de moções e recomendações, a falta de médicos de família nos centros de saúde do Concelho é também um problema grave que persiste e que se tem agravado, pondo em causa o acesso dos sintrenses à prestação dos cuidados de saúde primários.
No que respeita aos transportes públicos ferroviários, a CDU vem sistematicamente alertando para a falta de material circulante e para a constante incapacidade da CP em oferecer um serviço fiável, com as necessárias condições mínimas de conforto e de segurança na Linha de Sintra. A necessidade da urgente requalificação das estações de Algueirão – Mem Martins e da Portela de Sintra é outro exemplo de uma exigência que a CDU tem sistematicamente feito junto da autarquia e também junto do governo.
Estas são, naturalmente, exigências que a CDU irá manter até que elas sejam atendidas e devidamente satisfeitas.
O reforço da CDU em Sintra é a garantia da resposta às necessidades e anseios da população?
O reforço da CDU em Sintra, com reforço do número de eleitos na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e nas novas Assembleias de Freguesia, e digo novas porque no próximo acto eleitoral iremos ter repostas as nossas freguesias de Almargem do Bispo, de Pêro Pinheiro, de Montelavar, da Terrugem, de S. João das Lampas, de Queluz e também de Belas, é o garante de que os justos anseios dos nossos munícipes e dos nossos fregueses não serão esquecidos enquanto não forem supridas as suas reais necessidades e os seus legítimos anseios.
Um exemplo muito concreto dessa importância e dessa diferença que os eleitos da CDU acrescentam é precisamente a luta incansável que foi por nós travada, desde 2013, nos diferentes órgãos institucionais e que resultou na justa reposição das referidas freguesias. A CDU nunca desiste de lutar pelas causas justas das nossas populações e pelo respeito pela sua identidade e pelos seus valores.
É por isso que, nas próximas eleições autárquicas, o voto na CDU é uma garantia de que, em Sintra, será sempre dada prioridade à melhoria de todos os serviços públicos que são prestados pelas nossas autarquias e também o garante de que se privilegiará uma gestão alicerçada numa relação de proximidade, de solidariedade e de lealdade para com as pessoas.
Um futuro melhor, é, portanto, um futuro que conta com a CDU e com o inigualável e insubstituível trabalho dos seus eleitos.