O Partido Ecologista Os Verdes regozija-se com a forte mobilização da população em França, nomeadamente os jovens, em defesa da democracia, contra a extrema-direita, contra o racismo, a xenofobia, a homofobia, e pela defesa dos direitos das mulheres.
Os Verdes valorizam ainda o forte contributo de Os Verdes franceses e ainda dos restantes partidos que compõem a Nova Frente Popular (NFP) para esta mobilização e para os resultados obtidos.
Sem dúvida que nestes resultados há também uma demonstração do descontentamento das políticas levadas a cabo pelo antigo governo de Macron.
Uma luz de esperança brilhou ontem em França mas o futuro não deixará de implicar uma permanente mobilização para que na Assembleia Nacional a relação de forças penda a favor de um caminho socialmente e ambientalmente justo e da consolidação da democracia.
O resultado eleitoral em França é a prova viva de que os resultados são ditados nas urnas e pela mobilização, contrariando as previsões dos comentadores e das sondagens.
8 de julho de 2024